domingo, 5 de abril de 2009

Lixo !!!

Estou em frente à televisão e acabei de ver um anúncio dos "almeidas" de Lisboa informando-me que estão 1800 funcionários ao serviço de todos mas não á minha disposição, por isso não devo:

- Deitar lixo para o chão; Por isso temos muitos daqueles caixotes do lixo pregados a postes e não somos obrigados a andar com um papel uma data de quarteirões até achar um, não é ?

- Nem mesmo as beatas; Quanto às dos cigarros eu verifico que existem muitos sítios para as apagar sem correr risco de incêndio num caixote, chama-se chão, de preferencia já molhado que as beatas apagam logo, principalmente nas poças que existem nos passeios a encher os buracos do mesmo, sim, porque para os calceteiros de Lisboa há séculos que ter os passeios em condições é uma missão impossível ( este sim digno de um sotaque lisboeta, como veremos mais á frente ) as beatas da igreja as essas nem lhes toco portanto se já estão no chão só posso dizer que eu não fui.

E devo:

- Separar e acondicionar o lixo; parece a parte racional deste anuncio as recolhas é que nem sempre são eficazes tendo já visto autênticas marés de papel a voarem pelas avenidas abaixo,porque os contentores estão cheios.

O anuncio termina com um funcionário a falar com o típico sotaque lisboeta que sem a minha ajuda, limpar Lisboa é uma missão "impossíbél"...

Meus amigos da CML acho que deviam mudar o vosso lema de "Obra em obra Lisboa melhora" para "Obra ! Depois vemos se Lisboa melhora. "

Felizmente conheço um sítio onde nos podemos sentir envergonhados se deitarmos alguma coisa para o chão, chama-se Ericeira, e só tenho que dar os parabéns à junta de freguesia por se preocupar com este tema e por disponibilizar à população cinzeiros e caixotes do lixo de 100 em 100 metros.

Senhores da CML ponham os olhos na Ericeira antes de fazerem estes anúncios estúpidos e gastarem o nosso dinheiro.

E ao Estado Português que se sente lesado por a Ericeira utilizar óleo reciclado para mover os carros do lixo pretendendo multa-la em 7 mil euros, vá-se lixar ( isto para não ser mais bruto ).

Serão lobbys?

6 comentários:

  1. Existe uma semelhança e uma diferença entre Portugal e outros países da Europa.

    A semelhança é que em todos os países se sujam as ruas.
    A diferença é que lá fora limpam as ruas e aqui em Portugal não se limpam ruas.

    Em vez de gastarem dinheiro a fazer anuncios, gastem-nos com os almeidas (nocturnos e diurnos).

    ResponderEliminar
  2. Bueno....para "apimentar" um pouco mais este tema e que tal termos os reclusos tugas a tratar do lixo, uma vez que a prisão para eles é um luxo de 40 a 50 euros a diária sem esforço nenhum.....(suportao pelos contribuintes.....)
    a Anónima:)

    ResponderEliminar
  3. hum...alguém dorme no sofá....estará a sonhar num mundo mais limpinho????

    lol...

    ResponderEliminar
  4. Eu só não percebo porque é que eles se chamam almeidas!? É que conheço dois ou três Almeidas e um é administrativo e os outros dois informáticos!!

    Ah...e até sei uma rima!

    Se varres o lixo
    ora, tu és um Almeida!
    Limpas de noite a rua
    e de dia levas... o dia na cama!!

    Agora a sério, Portugal é um país porco, salvo raras excepções, primeiro por culpa das Autarquias deste país e depois pelo pouco civismo demonstrado pelos tugas que encontram sempre a solução mais fácil para o lixo!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  5. O pior é que existem 1800 funcionários, mas será que existe algum que trabalha ?

    ResponderEliminar
  6. Tens razão camarada, a CML não é "flor que se cheire", mas... acho que, além disso, a limpeza das nossas ruas parte, essencialmente, de quem as percorre diariamente.

    Não é raro ver alguém deitar papeis para o lixo, só porque não suportam andar com um papel no bolso do casaco 200 metros, e, assim que podem, arranjam logo uma desculpa, para o mandar para o chão.

    Pior ainda, são aqueles indivíduos que, estando a dois metros dum cinzeiro, deitam a beata para o chão, só porque dá muito trabalho calcorrear a distância que os separa do depósito do seu vício (a propósito..., eu sou fumador...), e preferem pisa-las, no sítio onde se encontram, sem qualquer respeito com quem partilha o espaço em questão.

    Acho que não é só na Ericeira que devíamos ter vergonha (há comportamentos que não têm desculpa, independentemente do município em que nos encontramos...).

    Não obstante, as poucas virtudes de alguns municípios, acho que o civismo, e a boa educação, começam em nós mesmos, e não devemos esperar que alguma entidade venha fazer aquilo que nós próprios, enquanto cidadãos de um "estado de direito", devíamos fazer por convicção própria.

    Está mal o "Estado", porque não providencia, nem se importa. Estamos mal nós, porque nos acomodamos e culpamos terceiros pela nossa indiferença, e pela nossa inércia, mostrando que não somos melhores que aqueles que, muitas vezes com razão, criticamos.

    A lição a tirar é: não esperes que terceiros façam por ti aquilo que apregoas. Fá-lo diariamente, por convicção naquilo que acreditas.

    O civismo, o respeito pelo próximo, pelo ambiente, e pelo bem estar geral, começa em nós próprios, enquanto cidadãos!

    Um abraço a todos,

    Gonçalo

    ResponderEliminar