sexta-feira, 24 de abril de 2009

25 de Abril sempre?

Quando ontem estava a ajudar o meu avô nas compras, uma senhora já com alguma idade (e pequenina) pediu-me para lhe alcançar, de uma prateleira alta, duas latas de refrigerante.

Educamente a senhora agradeceu e aproveitei para lhe desejar um bom fim de semana, então a senhora lá me disse que este fim de semana não era lá muito bom porque tinha uma coisa chamada o 25 de Abril, tendo sido retirada da sua casinha em Moçambique, ao que eu respondi "Eu não posso comparar porque nasci já depois do 25 de Abril, mas vivo actualmente e não gosto", lá virei costas deixando a velhinha rir e fui a minha vida.

Muito honestamente não sei realmente o que é viver no antigo regime, alguém me explique, porque ando nos táxis e só ouço "No tempo do outro Senhor não era assim" normalmente esta frase vem acompanha de uma outra que se adequa ao que a pessoa quer criticar tipo " não se viam (ou ouviam falar) tantos assaltos" ou "Estes políticos estavam lixados" ou ainda (que nos taxistas não me admira nada ) " As quengas eram limpinhas e tinham que fazer regularmente exames médicos", no fundo e por favor alguém me impeça de amanhã falar e criticar o 25 de Abril porque pelos vistos antigamente também só mamavam alguns mas tinhamos gente educada na metrópole, quengas limpinhas e reclusos para fazer o viaduto Duarte Pacheco e o que temos hoje ?

Para desanoviar o tema ao jantar o meu sogro, numa de inovar trouxe para a mesa côco enlatado.

O que ele não sabia é que não era côco para comer (tipo ananás ou pêsego) mas sim leite de côco que por si só não serve de sobremessa, felizmente a minha mulher fazia anos e o que não faltavam eram bolos, pelo que não fez diferença.

7 comentários:

  1. Antes de mais os Parabens à anonima!

    Quanto ao 25 de Abril tens um bom exemplo do que se passa em Cuba era parecido, e de uma coisa tem a certeza, não estarias a escrever no Blog de certeza. Quanto a mim admito que este país poderia estar melhor do que está, mas pelo menos temos uma coisa muito importante que é a liberdade, e essa amigo, só damos por falta dela quando nos falta!

    Um abraço, e aproveita porque as ferias estão a terminar :)

    ResponderEliminar
  2. Amigo concordo contigo, sei que muita gente critica o hoje, e que havia coisa boas, e dão por falta delas porque já não as têm, logo devem estar pior, mas depois há uns mas de que outras são melhores .... tb tenho curiosidade de saber como eram, mas não me tirem a minha liberdade ... se é que ainda a temos, com tantas restrições e criminalidade, e politiquices para engordar os ricos ... já não sei

    ResponderEliminar
  3. Boas, Jmagalha é sempre bom ter-te a comentar por aqui.

    Compreendo a questão da LIBERDADE mas num sentido abstracto acho que há liberdade a mais, conforme disse, não assisti ao 25 de abril de 74, mas tenho quase a certeza que este não foi o 25 de Abril que a maior parte dos protagonistas idealizaram.

    ResponderEliminar
  4. Grande jony,

    Criticar é bom e realmente se o podemos fazer livres de nos torturarem foi por causa do 25 de abril,ve lá que té entendo os tempos contorbados que se seguiram o que não entendo é como é que ficámos acomodados quando sabemos que temos portugueses ( que não tiveram culpa de nascer em Portugal) a passar fome e um Jorge Coelho a frente da Mota Engil a dizer que existe pressões do governo para que as obras fiquem prontas antes da eleições ou até mesmo as reformas milionárias destes chupistas.Um grande abraço

    ResponderEliminar
  5. É sempre bom ter um dia assim. É mais um feriado. Só que o cabrão lembrou-se este ano de aparecer a um Sábado.
    Nunca te esqueças que...é melhor criticar sobre o que quisermos em blogs e sermos livres no dia seguinte, do que não podermos dizer nada e por nada dizer vamos parar a Caxias.

    Por isto, e muito mais, viva o 25 de Abril

    ResponderEliminar
  6. Estimado Nico, não sei é unica e esclusivamente isso não sei, nunca vivi esse periodo mas porque é que hoje se queixa tanta gente, o que penso é que devemos pegar nessa liberdade que os foi dada há 35 anos e querer mais.

    Como defendo, que isso já lá não vai com palavras e com cravos, como posso eu dar vivas á liberdade se estou confinado a um espaço quer seja por trabalho quer seja por questões monetárias, quer seja porque tens a teu cargo pessoas e não te podes afastar muito delas porque os serviços para elas pura e simplesmente não existem.

    ResponderEliminar
  7. Eu desde que não me ponham a música do Grandola Vila Morena está tudo bem, é que a mesma irrita-me mesmo muito! Aliás, até posso dizer a merda dessa música, e porquê? Pelos vistos, e graças ao 25 de Abril sou livre de dizer e escrever o que bem queira, apesar de estar um pouco como tu, sem saber muito bem como era antes e o pós 25 de Abril olha, pelo menos aproveito à grande os feriados, especialmente quando não tocam ao Sábado!

    Um Abraço!

    ResponderEliminar