Havia presos políticos – Hoje temos políticos soltos.
A Constituição não garantia os direitos dos cidadãos-Hoje também não há justiça.
Portugal mantinha-se praticamente isolado da comunidade internacional-Nisso estamos mais conhecidos mas nem sempre pelas melhores razões.
A informação e as formas de expressão eram controladas pelo denominado “lápis azul” – Hoje chama-se "Telejornal" "Jornal Nacional e "Jornal da Noite" pois são eles que entram nas nossas casas com as notícias.
A actividade politica estava condicionada – Hoje é o que se vê completamente desgovernada até com deputados a ameaçarem outros de porrada.
Não existiam eleições livres - Posso estar enganado mas, hoje em dia, por mais que vote... ou ganha o PS ou ganha o PSD.
A oposição ao regime era perseguida pela PIDE- Hoje é o governo perseguido por palavras como FREEPORT; JAMAIS;DESERTO e não é que até acredito que algumas destas inventadas pela oposição, mas actualmente ainda há que goste de MALHAR NA ESQUERDA.
Os oposicionistas eram presos - Alguns deles hoje em dia são presidentes de Câmara.
Não havia passe social - Hoje há, e andar nalguns transportes públicos é CARO.
Não havia salário mínimo - Hoje serve para mostrar aos nossos parceiros europeus a miséria que somos.
Não havia contratos de trabalho - Que giro, hoje não me parece que sejam respeitados, pelo menos na maioria das empresas de texteis e afins.
Não era reconhecido o direito ao subsidio de férias e de Natal - Hoje será que serve para isso ou para pagar as despesas que contraímos, tambem dá para comprar aquele plasma que só conseguimos comprar com o dito subsidio.
Os cônjuges casados segundo os ritos da igreja católica não podiam requerer o divórcio aos tribunais civis - Hoje podem e como até há menos casamentos, pela igreja, dá tempo á igreja para debater e censurar temas como uso de preservativo e casamentos gay
Não se podia beber Coca – Cola - Actualmente estamos completamente viciados nela até existem zero, sem cafeína e diabo a sete.
Era necessária licença de isqueiro - Hoje é necessária licença para se fumar em locais públicos fechados de que me adianta ter licença de isqueiro se acendo um cigarro na paragem do autocarro e me olham como se fosse um criminoso.
Era necessária carta para conduzir bicicletas - Hoje temos os "papa-reformas" ou "mata velhos" e todos vemos as desgraças que esses senhores e senhoras cometem na estradas pelo simples facto de não conhecerem um STOP ou não saberem como se circula numa rotunda.
Havia certidões de bom comportamento moral e cívico - Que pena não existirem actualmente porque mesmo que o queiram dar dificilmente iriam arranjar titulares para esses certificados, mas que este povo está mal educado está (a começar por mim).
Para obter certos empregos eram necessárias informações da polícia - Hoje chama-se registo criminal e em algum empregos essa informação ainda é solicitada.
As mulheres não podiam sair do país sem autorização dos maridos - Hoje saem não só sem a sua autorização mas também sem eles, vão com o Doutor ou Engenheiro amante que abanca tudo longe da sua familia.
As mulheres não podiam votar - Mas também acho que grande parte delas ficam com a sensação que o partido que votaram nunca ganha salvo se for PS ou PSD.
As mulheres não podiam ter contas bancárias - Hoje a liberdade caminha no sentido de poderem ter contas bancárias não adianta é depositar aquele dinheirinho extra ganho com o trabalhinho de costura feito por fora senão o estado vai arranjar maneira de colectar isso através do acesso ás contas bancárias e não é só da mulheres mas também dos homens.
As mulheres não podiam acesso a todas as profissões - Hoje também não, quer dizer, podem trabalhar nas obras mas o empreiteiro entre um gajo Ucraniano campeão de lançamento do peso no seu país e uma dona de casa portuguesa com vontade de mudar de vida, quem é que vai escolher, provavelmente o Ucraniano digo eu sem qualquer pretensão de influenciar o empreiteiro.
Agora e porque estamos em ano de eleições faz favor de serem livres e votarem PS ou PSD.