quinta-feira, 18 de junho de 2009

Testemunho Vital vs Rock in Rio

Ontem passou na RTP1 uma grande reportagem sobre o" Testemunho Vital".

O testemunho vital é um documento onde podemos declarar que caso estejamos gravemente feridos ou doentes e naquela altura sem poder de decisão indica qual a nossa vontade perante uma tomada de decisão clínica.

Por exemplo, uma pessoa com esclerose múltipla (EM), em fase terminal, tem uma paragem respiratória, aquele documento declara a nossa vontade perante aquela situação, ajudando o médico a decidir se deve ou não reanimar essa pessoa.

Acontece que é um tema que me interessa e muito, inclusivamente fiz parte desse documentário, mas obviamente e por motivos que vou explicar mais à frente, não apareci ontem.

A Sra. jornalista que efectuou o documentário queria drama, sofrimento, enfim fado para aumentar as audiências.

Não posso deixar de referir que existem pessoas como eu, que se recusam a sofrer em adiantado e ainda por cima para a televisão por esse motivo não apareci, pois a dor no coração continua todos os dias, mas a vida tem que seguir em frente.

O importane é essa pessoa estar bem tratada e não sofrer, assim, à noite podemos dormir descansados e enfrentar a vida com um sorriso nos lábios e um coração a sofrer.

Sendo o documentário sobre o "Testemunho Vital", não me parece que devesse girar em torno do sofrimento ou que existe uma grande falha no País pelo facto de ainda não ter sido implementado, acreditem existem questões bem mais impotantes para serem resolvidas.

O próprio documentário dá uma visão da importância do mesmo, quando foi a Madrid entrevistar uma portuguesa que, por estar a residir em Madrid, efectuou um testemunho vital.

Nessa altura obtemos a informação que cerca de 50 mil madrilhenos já tinham feito o testemunho vital,...Nada mau para uma capital que tem 10 milhões de habitantes.

Isto, transposto para o universo português é eu dar importância nacional ao "Rock in rio", pois a média é de 70 mil espectadores do Rock in Rio ( por dia ) para 10 milhões de portugueses.

Lamento que todos nós contribuimos para pagar o ordenado a estes maus jornalistas da RTP 1.

5 comentários:

  1. É mais um entre muitos.
    O mau jornalismo em Portugal continua.

    Boa 6ª feira.

    P.S. Publicidade ao meu blog:
    http://www.carpelisbon.blogspot.com/

    Visitem.

    Sorry amigo. Foi uma pequena angariação q fiz.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente o jornalismo de péssima qualidade e sensacionalista é o mais produzido e, esta é a minha opinião, o que mais agrada ao povo português que prefere ligar a tv para ver a desgraça de terceiros e as crises para pelo menos ter do que se queixar!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Grande Gorby

    Sempre podemos mudar o canal, mas continuam a mandar areia para os olhos...Viva as audiências!!!

    ResponderEliminar
  4. A culpa não é deles, é de quem a vê. Se o bom jornalismo, que o temos, como é o caso da RTP2, onde existem bons telejornais, programas de informação e etc. tem a audiencia que conhecemos. está visto que o povinho quer é isto! Portanto eles só mostram o que o povo quer ver.

    ResponderEliminar