quarta-feira, 27 de maio de 2009

Pressurometria arterial, my ass!!!!

Estive cerca de uma hora e meia num consultório para me ligarem uma máquina que vai ser a minha melhor amiga nas próximas 24 horas.

Detesto este exame na realidade já é a terceira vez que o faço e uma coisa eu sei sobre este “tamagochi”, não me vai deixar dormir descansado esta noite.

A porcaria do aparelho vai apertar o meu braço de 30 em 30 minutos, durante o dia e à noite de hora a hora.

Já dá para perceber que de hora a hora aqui o menino vai acordar e amanhã às 11 horas já estou à porta da clínica para me retirarem este aparelho do demo.

Então hoje deixo aqui uma secção tipo FAQ com as respostas dadas por profissionais e apontamentos aqui do autor do blogue.

O que é a monitorização ambulatória da pressão arterial?
O MAPA ou pressurometria arterial é um exame que permite realizar medições automáticas sucessivas da Pressão Arterial (PA), com o objectivo de avaliar o comportamento da PA face à actividade quotidiana de um indivíduo durante o trabalho, o repouso e o sono. Este exame realmente monitoriza a actividade quotidiana, durante o trabalho mas não durante o repouso ou o sono, porque este bichinho vai fazer de tudo para me manter acordado durante esta noite.

Quais são as indicações para a realização do MAPA?
As causas mais comuns para a realização do MAPA são:· Suspeita de hipertensão (HTA) de bata branca, isto é, o stress causado por uma ida ao consultório do médico faz com que a pressão arterial suba o suficiente para que se faça o diagnóstico de hipertensão a alguém que noutros momentos teria uma pressão arterial normal. Definitivamente não é esta a causa de eu estar a fazer o MAPA até porque se a enfermeira for boa não me importo nada que esteja com a bata branca.
· Hipertensão limite ou “borderline”, é definida como a constatação, em várias consultas, de uma PA sistólica de 140 mmHg e PA diastólica de 90 mmHg. A MAPA pode confirmar estes valores e o diagnostico. É isto !!!! é isto !!! Agora tirem-me este aparelho do demo que desde que comecei a escrever isto já se insuflou duas vezes !!!!!

O que posso esperar durante a realização do MAPA ?
Para a realização deste exame é necessário colocar durante as 24 horas uma braçadeira no braço esquerdo que está ligada a um monitor programado, fixo à cintura pelo cinto, responsável pela insuflação, desinsuflação da braçadeira e pela memorização das medições.
As medições são silenciosas, pelo que o incómodo induzido pela insuflação da braçadeira durante a noite não perturba, na maioria das pessoas, a qualidade do sono nem a queda tensional nocturna. A maioria dos aparelhos possui um “bip” sonoro que pode ser activado antes de cada medição. Aqui está a explicação do meu calvário acrescento que durante a noite não é o bip que me chateia mas sim a insuflação.

Quais as recomendações ao doente durante o exame?
Dado que o objectivo é compreender a repercussão na PA provocada pelo dinamismo da actividade física e intelectual, aconselha-se que o dia escolhido para realizar o exame seja o mais próxima possível do habitual. Lá habitual está a ser ele, amanhã as nódoas negras no braço é que não vão ser habituais. GRRRRRRRR!!!!!!!

6 comentários:

  1. Ouve lá, parece que estamos no www.pressaoarterial.com com o Dr. Baco Silva!

    Ouve lá, como agora só criticas o que escrevo, deviam te por o aparelho a medir no pescoço, ó hipertenso!

    Agora mais a sério, espero que esteja tudo bem!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Tá tudo meu irmão Gorby, sabes que te critico porque gosto de te ver enraizamado!!!!

    ResponderEliminar
  3. Enquanto for no braço dá-te por feliz amigo Baco.
    tudo de bom

    ResponderEliminar
  4. Estimada Natasha

    Realmente, antes no braço do que no... pescoço por exemplo.

    ResponderEliminar
  5. a tua melhor amiga durante 24 horas....hum...vai haver castigos:)

    ResponderEliminar
  6. é doloroso mas o mais importante é que esteja tudo pelo melhor possivel.

    ResponderEliminar