quinta-feira, 21 de maio de 2009

Agressões a professores e afins

Antes demais, quero agradecer ao anónimo que ontem deixou um comentário no meu post, Professora com Espinhos.

Porque fui desafiado pelo mesmo(a) a dar a minha opinião sobre a seguinte dissertação, “agressões físicas e psicológicas a professores, quais os punições para os alunos/pais que as fazem?” ei-la:

1) No que às agressões diz respeito julgo que nenhum ser humano deve ser alvo delas seja na sua vida privada ou profissional, é pelo menos a minha forma de estar na vida pois quem me conhece sabe que tenho argumentos para amassar umas caras ( e às vezes não me falta a vontade ) , mas não o faço.

2) No caso concreto dos professores, antes do o serem foram alunos e nesse papel também apanharam bons e maus profissionais, quem é que não se lembra de pelos menos um mau e um bom professor passando pelo professor tótó, que deixava fazer tudo na aula e passava toda a gente.

3) Tive o cuidado de há bem pouco tempo ir assistir a umas aulas do secundário onde a docente a propósito de uma obra de Nietzsche ( A origem da tragédia ) explicava aos seus alunos ( ensino nocturno todos com mais de 25 anos ) que tinha frequentado um Workshop para poder explicar esta obra aos alunos com 17 / 18 anos, quem conhece a obra sabe que contem temas que professora de Espinho explicaria a crianças de 13 anos sem qualquer pudor e selecção de vocabulário, acrescento que na aula que assisti não ouvi nem um terço do vocabulário utilizado pela "famosa"professora de Espinho.

4) Assim fica maior o meu post, mas respondo à questão com a minha experiência, não presenciei nenhum caso de agressões ( físicas ou psicológicas ) feitas por alunos, que não tenham sido alvo de, pelo menos, um processo disciplinar.

5) Existem com certeza nas escolas entidades que podem intervir ( conselho directivo ) , a justiça “escolar” tem que funcionar para os dois lados o curioso é que tanto os professores como os alunos acham que a mesma funciona contra eles.

6) Fora da escola existe numa primeira instância a polícia ( escola segura ) e os tribunais ( para os papás mal comportados ), se acharem ( como eu acho ) que estas entidades não funcionam, fácil, arranjem um bom advogado e deixem com ele, repito o advogado tem que ser bom.

7) Por último, os professores devem procurar a sua formação, incluir formação relacionada com o tratamento de casos de alunos e país difíceis poderá ser uma ajuda.

À semelhança do que ocorreu com o anónimo, estou sempre disponível para interagir com qualquer um que me leia aqui no blogue, por isso não se acanhem, comentem, desafiem-me e o camandro porque estou cá também para isso.

6 comentários:

  1. Professora com espinhos é melhor que um jardim com flores!!!!podemos falar de muitos temas à volta dos Espinhos....ou sobre Espinho, isto para não estarmos sempre a falar de Famalicão.....

    ResponderEliminar
  2. Meu amigo ... agressão, agressão não presenciei enquanto andei na escola, mas desde escarras em garrafas de água de professores e a baterem pivias no meio da sala de aula, faltando ao respeito aos colegas e ao professor ... isso posso dizer que presencie .. e não fui eu ... axo sempre que é falta de educação que os pais não souberam dar aos, ou falta de atenção que os mesmos sofrem, palhaços não se pode fazer nada ...

    Mas isto tudo só para dizer que na generalidade concordo contigo

    ResponderEliminar
  3. no meu tempo de escola(há pouquinhos anos..)tive uma professora que abortou devido aos nervos que apanhou durante uma aula á minha turma.ela perdeu o filho mas a minha turma não perdeu os filhos da puta que provocaram essa situação.eu perguntou,não é de perder a cabeça e "entalar" "enlatar" ou "encanar" pelas proprias mãos esses alunos???
    os papás ainda defenderam os filhinhos coitadinhos, mas foi bem feita pois um deles presentemente vê o sol todos os dias de uma forma digamos um bocado "quadrada".

    ResponderEliminar
  4. Concordo plenamente com o comentário feito pela Natacha G. e sublinho "não é de perder a cabeça e "entalar" "enlatar" ou "encanar" pelas proprias mãos esses alunos???". Infelizmente nas escolas os professores e auxiliares são enxovalhados, agredidos e nada se faz. As instâncias superiores, o agora chamado conselho executivo (o nome assenta que nem uma luva pois é gerido por "executivos" que nada percebem do terreno) nada faz. A escola segura pouco ou nada pode fazer!!! Infelizmente é neste mundo que vivemos.

    ResponderEliminar
  5. Infelizmente existem maus profissionais em todo o lado, no entanto pode existir 1000 bons e 1 mau que apenas se fala do mau! Mas podemos sempre agradecer à ministra o facto de ter conseguido descredibilizar por completo os professores.

    Jony, já devias saber que essa do amigo e tal já não cola :)

    ResponderEliminar
  6. O mal de tudo isto é que hoje em dia poucos vêm os professores com o respeito que se via antigamente, dantes ser professor era sinal de respeito e alguém que a nível social tinha o seu estatuto! Hoje em dia os putos de calças ao fundo do cú e cabelo à cão de água e as pitas de "mamas mcdonalds" vêm a escola como um ponto de encontro e exibição social, usando os professores muitas vezes como instrumentos de medição da sua coragem!

    ResponderEliminar