segunda-feira, 16 de março de 2009

Sintrinces ( e o IC 19 também )


Como sou saloio pois habito nessa zona desde que me conheço, (curiosamente os maiores saloios que conheci não são daquela zona, a começar pelos presidentes da câmara ) , tenho um flagelo diário que se chama IC 19.
Cedo descobri que, se os políticos querem ganhar as eleições têm que dizer à populaça ( termo utilizado todo o ano excepto em ano de eleições ) que vão melhorar o trânsito no IC 19, o que até à data tem servido para ganhar eleições e perdê-las, na realidade quem paga são os que lá habitam pois as promessas ou não são cumpridas ou tardam em sê-lo.
Recuando muitos anos lembro-me do IC 19 com um cruzamento na zona do Cacém, que servia para passar para o lado dos Francos ( imaginem um cruzamento, chiça!!! ).
Depois e já nos anos 90 fizeram uma ponte que agora está fechada porque estão a fazer um novo acesso nessa área, uma obra que tem no máximo 15 anos já necessita de obras de alargamento ( qual saco azul qual quê, em Sintra mama-se de forma descarada ) .
Estranha forma de pensar que o povo português não cresce junto das cidades, aos senhores que mandam devo dizer que isso aprendi na primária porque vivi toda a minha vida em grandes ( repito, grandes, posso não ter sido claro ) aglomerados populacionais junto às grandes cidades que também são conhecidos por DORMITÓRIOS.
Seguramente os mesmos políticos que dão as licenças de construção aos construtores para que os mesmos possam construir mais casinhas ( já existem poucas no concelho ) esquecem-se de fazer as obras não só de alargamento mas também de beneficiação das estradas do concelho ou então fazem-no de uma forma extemporânea ( gaita uma palavra cara ).
Parece que já estou a ver o carequinha ( termo carinhoso para definir o mui ilustre presidente do meu amado município ) a dizer “Mas isto não é verdade as obras foram e estão a ser feitas”, para isso eu tenho uma resposta “CALA-TE !!!!!, o teu tempo já passou estás há demasiado tempo na câmara, as obras deveriam era já estar concluídas há 2 ou 3 anos não é protela-las até à altura das eleições para mostrar trabalho”.
Agora que já calei o carequinha, até posso admitir que daqui a uns aninhos as obras até poderão ser úteis para escoar o trânsito mas hoje não me fazem ficar na cama mais tempo.
Já agora, agrava o facto de ficar todos os dias parado na mesma zona que curiosamente e tirando a ponte que já vos falei não existem mais obras para fazer, ou seja, o IC 19 passou de duas faixas para três faixas mas não conseguiu escoar o trânsito de forma eficaz, resta-me depositar as minhas esperanças nas obras que estão a fazer desde Cascais até à CREL que assim que tiver mais pormenores sobre as mesmas divulgo ( vai ser bonito vai ).

3 comentários:

  1. Segundo as contagens demográficas dos últimos 8 anos podemos ver o seguinte:
    2001: 363.749 habitantes
    2004: 409.482 habitantes
    2007: 507.170 habitantes
    A aumentar assim – entre 50.000 a 100.000 de 3 em 3 anos, nem que o IC19 passe a ter mais 3 faixas por cima das que já existem (faixas suspensas (devia ser giro (urbanisticamente))) o trânsito irá alguma vez escoar.
    Quem é saloio quem é? O mexilhão de sempre!!!

    ResponderEliminar
  2. É o que faz viver numa cidadezita dessas pá! Lá na Terra o transito escoa bem, porque como existem 65 casas não existe muita confusão para se chegar a uma :)

    ResponderEliminar
  3. Avante camarada Avante!! Meu Paulo Portas, assim é que é, contestar!! És um grande blogger mas ainda melhor és melhor para contestar! Vamos fazer a revolução, pá!!

    ResponderEliminar