quarta-feira, 25 de março de 2009

Religião de porta em porta

Assisti, durante a minha juventude a um “boom” daquilo que chamo religião de porta em porta.

Estava em casa sossegado, tocava a campaínha e não era as selecções do Readers Digest, não era as cotas do guarda-nocturno e porque ainda não havia, não era a pizza.

Era sim todo o tipo de seitas católicas a bater-me à porta ora eram as beatas ora eram os élderes.

Lembro-me que uma vez estava a tomar banho e não paravam de tocar à campainha, estupidamente e não sei bem porquê sai do banho vesti um robe laranja choque que era da minha mãe e fui à porta.

Espreitei pelo “olho de boi” e lá vi duas beatas com os livrinhos na mão prontas para espalhar a palavra do senhor.

Abri a porta, lá expliquei que estava no banho e as senhoras fizeram-me uma cara de gozo por ver um gajo em robe laranja choque que as afugentei em menos de nada nem um livrinho me deixaram fugiram a sete pés.

Quando fechei a porta, verifiquei que não era bem do robe que estavam a rir mas sim de estar com o robe desapertado e com o pingarelo à mostra a falar com aquelas alminhas, corei de vergonha e lá fui continuar a minha banhoca.

Confesso que já os élderes ou mórmons me deixam intrigado por isso pesquisei-os na net e verifiquei que são relativamente recentes.

Esta seita foi fundada nos Estados Unidos da América mais precisamente no estado de Utah, estado bastante conhecido pelos milagres ali realizados (???) e com forte tradições religiosas.

A Igreja do Mormón, também conhecida por Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, ensina “a verdadeira fé restaurada ( tipo reloaded ) ” e foi criada por Joseph Smith depois de ter sido profetizada pelo mesmo após ter tido uma conversinha com anjos ( tá bem tá, conta-me histórias ) no inicio do sec. XIX .

Os élderes trazem consigo, escondido é certo, a sua verdadeira origem pois gostam de ser tratados por santos dos últimos dias, ou o acrónimo em português "SUD", mas é em Inglês e só trocando uma letrinha ( eu sugiro trocar a letra “S” pela “D” ) que o acrónimo de Latter-Day Saints ( LDS ) faz sentido e explica porque razão o Sr. Smith viu os anjinhos.

Agora confesso que escrevi este post porque ontem à noite dei de caras com um blog destes amigos e retratam uns elderes numa missão no México ao ver as suas fotos pensei são dignas de estar no meu blog ei-las:

O original, Joseph Smith:

… já agora o segundo:


E os descendentes:

Vá… nada de rir, até amanhã

4 comentários:

  1. O fotógrafo era de que religião?

    ResponderEliminar
  2. Baco, amigo, isto pode dar para uma interpretação nada abonatória a teu favor!

    "Quando fechei a porta, verifiquei que não era bem do robe que estavam a rir mas sim de estar com o robe desapertado e com o pingarelo à mostra a falar com aquelas alminhas, corei de vergonha e lá fui continuar a minha banhoca"

    Riram-se do teu pingarelho! ...

    ResponderEliminar
  3. Deixa lá amigo... as pessoas têm a mania de só se rir do mal dos outros, mesmo que o pingarelho seja pequeno, desde que seja trabalhador e não apareçam élderes a bater a porta a estorvar tudo na boa!!!

    Abraço!

    ResponderEliminar