terça-feira, 24 de março de 2009

As leis

Hoje dei por mim a pensar para onde caminhamos e que por lei no regemos, bem…não vou complicar.

Todos o que chegam aqui têm uns aninhos e já passaram por inúmeras experiências mas somos um produto do que foram as nossas experiências.

Eu explico, fui criado pelos valores da família, honra e respeito pelo próximo, de tal forma que por toda a minha infância e início da minha juventude regi-me por leis.

Essas leis, para mim, eram naturais era o óbvio se toda a gente respeitasse as mesmas este mundo seria melhor.

De um conjunto de leis recordo com carinho aquelas que me foram passadas por uma instituição que ao contrário do que a maioria pensa, faz verdadeiros homens e mulheres.

Falo no escutismo e o que esta instituição me marcou como por exemplo a Lei do escuta que aqui reproduzo:

1- A Honra do Escuta inspira confiança, aqui está uma palavra chave quanto vale a tua honra, a minha garanto-vos vale muito mas sei que para a maior parte das pessoas não vale nada, vou roubar este papalvo e já está, Yupiiiiiii ganhei mais 100 euros… bom proveito, pensem isso sim quantos dos vossos antepassados morreram por e pela honra.
2- O Escuta é Leal, para muitos de vocês leal é o Roberto, hoje casa e descasa-se passado pouco tempo e isso é normal, hoje as pessoas são leais a si próprias e ao dinheiro.

3- O Escuta é útil e pratica diariamente uma boa acção, na questão da utilidade identifico-me com uma frase que li no blog de um amigo meu onde o mesmo afirma que sempre pode ser útil para a sociedade quanto mais não seja serve de mau exemplo, já a prática da boa acção não sou tão religioso mas conheço muitas “má acções” que dão boas acções nove meses depois, mais a sério, que bom seria se cada indivíduo neste mundo praticasse uma boa acção por dia nem que seja aquela que surge muitas vezes identificada aos escuteiros que é ajudar uma velhinha a atravessar a estrada.

4- O Escuta é amigo de todos e irmão de todos os outros Escutas, quando nos relacionamos verdadeiramente com alguém de forma despreocupada e sem querer ganhar nada com isso temos a verdadeira amizade, mas porque é que existe sempre alguém para nos lixar a vida, isso não acontece entre os verdadeiros Escutas ( infelizmente já existem uns rendidos a outros valores que não estes ), Escuta uma vez, Escuta toda a vida.

5- O Escuta é delicado e respeitador, hoje em dia sei bem o que é delicado mas não é respeitador da moral e dos bons costumes, aqui trata-se de acreditar piamente e deixar-mo-nos guiar por alguém para atingirmos objectivos comuns, o nosso povo e os outros nunca conseguiram fazer nada sozinhos nem mesmo o Martim Moniz, respeitador, aqui está outro valor que anda actualmente pelas ruas da amargura, se pudesse personificar a honra e o respeito estavam de certeza a esta hora à porta de uma carrinha qualquer para mais uma dose de metadona.

6- O Escuta protege as plantas e os animais, pois é meus amigos nos escuteiros não se trata apenas de acampar e tocar guitarra existe igualmente uma educação para retirar da natureza apenas o necessário e deixa-la o mais intacta possível depois da nossa saída, no meu tempo de criança não eram precisas associações ambientais para nos dizer como tratar a natureza, hoje respeito-as e vejo que realmente são necessárias à nossa sociedade.

7- O Escuta é obediente, apesar de personalidade própria temos que ser obedientes vejo esta parte como o inicio das nossas vidas e que os nossos pais eram o nosso mundo e acreditávamos em tudo o que nos diziam, ( vem ai o papão ) obedecíamos não obedecíamos? O contestar por contestar não nos leva a parte nenhuma trabalhem todos para o mesmo objectivo e numa boa relação entre todos, não só no trabalho mas em todos os projectos que se envolvam durante as vossas vidas, vão ver que a obediência assim não é tão má, não é uma obrigação.

8- O Escuta tem sempre boa disposição de espírito, bem… aqui confesso que perdi este valor, na realidade não sei se alguma vez o tive, nunca agi de forma deliberada para prejudicar alguém se bem que às vezes a maneira como o faço não é da melhor forma, a sociedade explica-nos que todos temos dias bons e dias maus mas Kant chega mais próximo quando indica que a intenção com que fazemos uma acção e mais importante que o resultado da mesma, nunca ajam com má intenção, eu sei que apesar de não agir com más intenções posso reagir com elas.

9- O Escuta é sóbrio, económico e respeitador do bem alheio, sóbrio no pensamento porque o escuta também peca mas ajuda-nos a pensar sobre pressão, a gestão económica, o que podemos fazer com o dinheiro também é uma preocupação desta instituição exactamente para evitar o endividamento que infelizmente fustiga muitas famílias no nosso país, por último respeitem para ser respeitados e mesmo que não o sejam tentem respeitar.

10- O Escuta é puro nos pensamentos, nas palavras e nas acções, acima de uma lei é uma forma de vida que sabemos que actualmente e tendo em conta a sociedade onde estamos inseridos temos que encapotar este comportamento mas e se todos fossem assim não era porreiro ?

Como se marcham exércitos ( e não a nossa selecção ) contra exércitos duas ou três vezes maiores, para alargar o território Nacional, como nos metemos nós em casquinhas de nozes e descobrimos o mundo, isso meus amigos já não volta somos um povo amorfo acomodado, mas sei que vai mudar e não é com a nossa actual conduta, seja ela qual for, mas sim pela fome, porque as vossas barrigas vão ficar vazias e quando isso acontecer, qual 25 de Abril qual quê…A liberdade matou alguns valores importantes.

Lembrem-se que isto é escrito por alguém que não viveu antes do 25 de Abril mas que vive actualmente e não gosta.

8 comentários:

  1. ALEEERTA =)
    muito bom o post, muito bom o blog!!!
    PARABÉNS.
    Ana Miguel

    ResponderEliminar
  2. Um grande abraço Tójó, continua a escrever, que está muito bom, eu vou lendo e claro está comentando,
    Abraço
    Charritos

    ResponderEliminar
  3. “Um homem só consegue dominar bem um cavalo se gostar do seu cavalo. Só pode ser um bom soldado se gostar de ser soldado. Da mesma forma um oficial só pode dominar bem os seus homens se gostar deles.
    Quando digo dominar os seus homens não me refiro a ser um escravizador, mas alguém que tenha, analogamente aos cavalos, os seus homens nas melhores condições para combater. Isto requer que se mantenha os homens em boa forma física e bem alimentados, e não enfadados. Deve ser-lhes incutido o espírito que os mantém animados, entusiasmados e leais.
    Qualquer pateta consegue dar ordens, mas para se ser um líder de sucesso é preciso dominar os homens.”
    BADEN-POWELL

    No more comments...

    ResponderEliminar
  4. 100% de acordo, enquanto não acabarem os lagartos este país não anda para a frente

    Z5S

    ResponderEliminar
  5. Excelente post amigo, não conseguiria melhor.

    E não te esqueças deste grande valor "Deves deixar o Mundo um pouco melhor do que o encontraste!". E tú vais no caminho certo para isso :)

    ResponderEliminar
  6. Um post a sério! Muito bem escrito e com ideias muito correctas, vale mesmo a pena ler.... é pena que muita boa gente não dê valor a certos e determinados valores! Eu defendo os mesmos e tento seguir-me por eles mas nem sempre é fácil....!!!

    Hoje era para comentar sem brincadeiras, o tema assim o merece mas tem de ser.....

    Quim... o pronome pessoal tu não leva acentuação!! Escreve-se tu e não tú!!

    E depois o Gorby isto, o Gorby aquilo....!!!

    ResponderEliminar
  7. Muito bom artigo ... mas o ponto 9 ... com a parte do sóbrio ... e o ponto 10 de pensamentos puros .... só podem tar a brincar :D

    ResponderEliminar
  8. Olá Antonio... tive de me rir... roupão cor de laranja choque já é por si suficientemente caricato... e a razão da vergonha sentida por ti a seguir... sério... digno de uma cena de um filme cómico... mas "escuta" do que mais gostei foi mesmo da palavra de Escuta.

    ResponderEliminar